Amo as borboletas!

A pauta meio ambiente definitivamente está em toda sociedade. Nas redes sociais as postagens com denúncias ou indignação com crimes ambientais sempre geram discussões acaloradas e muitos comentários.  Os influenciadores digitais em prol de causas como defesa das florestas, dos animais, das águas, do lixo zero e tantas outras ganham cada vez mais espaço e uma posição de heróis para seus seguidores.  Cada vez mais surgem instituições e movimentos em defesa da natureza.  Nas escolas, ecologia e meio ambiente fazem parte das atividades desenvolvidas e convidam à conscientização promovendo a educação ambiental para crianças e adolescentes.

Toda a sensibilização promovida pelas mídias, escolas, instituições, movimentos e cidadãos engajados possui um papel muito importante e relevante. Afinal, o conhecimento gera a consciência e o aprendizado necessários para a mudança de hábitos e ações. E é neste ponto que gostaria de chegar. Será que temos transformado todo este conhecimento e acesso à informação em mudança de atitude no nosso dia-a-dia?

Com todas as consequências das mudanças climáticas e do acelerado grau de agressão à natureza, precisamos ir além. Precisamos ir além de sermos defensores da natureza e do meio ambiente nos meios de comunicação e conversas. Precisamos mudar nossos hábitos e reduzir o consumo, reaproveitar materiais e alongar sua vida útil, reciclar, fazer compostagem. Também precisamos ajudar a restaurar áreas degradadas (muitas vezes nos nossos quintais!), preservar com real compromisso o máximo que pudermos da vegetação original presente nos terrenos onde construímos nossas casas mesmo que tenhamos licença ambiental para removê-la. E, com a casa pronta, precisamos ter jardins onde a biodiversidade da nossa flora, uma das mais ricas do mundo, esteja presente com espécies nativas. Jardins com frutíferas e alimentos saudáveis para o nosso consumo e da fauna que vier nos visitar. Jardins onde possamos observar a beleza de um ecossistema equilibrado onde a diversidade de espécies utilizadas diminua a necessidade de produtos químicos no combate a pragas e doenças.

Amo a natureza! Amo as borboletas! E as largartas? 

 

Rolar para cima
×